BIOMASSA

A biomassa, combustível proveniente de resíduos florestais, é uma das fontes de energia renovável utlizada para a produção de calor, que pode ser usada na sua forma tradicional - lenha - ou processada – pellets.
A lareira tradicional aberta consome oxigénio do ar interior nas nossas habitações e contamina este ar, porque está em contacto direto com a combustão, a lareira permite um aproveitamento do calor produzido pela queima da biomassa de apenas 10%.

Recuperador/Salamandra a ar

Os recuperadores de calor são equipamentos que conseguem produzir o calor desejado de forma muito eficiente, cerca de 90%, e simultaneamente resolver todos os inconvenientes associados à queima de biomassa em fogo aberto. Com a câmara de combustão separada por uma porta de vidro do ar interior da habitação, continua a ser possível usufruir da imagem primordial das chamas, usufruir de uma proporção muito superior do calor produzido pela queima, e também eliminar a contaminação do ar e as correntes de ar desconfortáveis. Para alcançar a máxima eficiência destes equipamentos é importante garantir que o ar que entra na câmara de combustão do recuperador provém do exterior, o ar aquecido flui para o espaço por canais criados à volta da caixa de combustão.

Para além de produzirem calor no local onde se encontram, os recuperadores de calor podem ser integrados num sistema de tubagens que distribuem parte do ar aquecido para outros espaços na habitação, podendo, desta forma, ser a fonte de calor de um sistema de aquecimento centralizado.

Recuperador a água

Para além dos recuperadores de calor a ar, existem também salamandras para sistemas de aquecimento central que aquecem a água da mesma forma que hoje conhecemos as caldeiras que funcionam a gás ou eletricidade. Esta água aquecida pode ser canalizada para dissipadores de calor, tais como piso radiante, radiadores ou ventiloconvectores que por sua vez aquecem os espaços desejados. Este sistema apresenta a vantagem de poder ser dimensionado para fazer aquecimento de espaços e de águas sanitárias.

É importante que a localização e o dimensionamento de um sistema de aquecimento com biomassa seja realizado por engenheiros especializados, de forma a obter a sua melhor eficiência. Por exemplo, convém que um recuperador de calor esteja encostado a uma parede interior, para que todas as suas perdas térmicas sejam úteis para os espaços habitacionais. Quando um recuperador de calor está encostado a uma parede exterior do edifício, parte do calor que é produzido com a queima é perdido para o exterior, tendo neste caso que garantir que a parede esteja bem isolada.

Controle a temperatura da sua casa, espaço comercial ou estufa. Opte por uma gama de equipamentos eficientes para o aquecimento/arrefecimento do edifício com as nossas soluções de salamandras a pellets/lenha, piso radiante, ar condicionado ou recuperadores de calor. Um bom isolamento térmico do edifício associado à instalação de equipamentos eficientes são medidas importantes para a redução dos custos com a climatização. À escala regional, a instalação de um recuperador de calor é subsidiada pelo Governo da RAA em 25% a fundo perdido.

< Voltar aos Serviços