Ar condicionado

MODOS DE FUNCIONAMENTO

O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado resume-se, de uma forma simples, a absorver a energia de um local e libertá-la noutro através de gases mais voláteis. Os sistemas mono-split dividem-se em dois componentes: unidade interior, que contém a unidade de tratamento de ar e evaporador, e a unidade colocada no exterior da habitação, contendo o compressor e restantes componentes, interligados por tubagem que permite a circulação do líquido refrigerante.

SISTEMA INVERTER

Qualquer equipamento de ar condicionado pode estar equipado com sistema inverter. Este sistema, ao contrário do sistema convencional que funciona sempre à mesma potência, varia a potência fornecida de acordo com as necessidades de climatização da habitação, variando a velocidade de rotação do compressor. Desta forma, a temperatura desejada é atingida mais rapidamente, em cerca de dois terços do tempo de uma unidade tradicional, quer seja Inverno ou Verão.
Este sistema permite reduzir consumos de energia na ordem dos 25% comparativamente às restantes unidades e, ao evitar o habitual pára/arranca das unidades tradicionais, permite também eliminar variações excessivas de temperatura, prolongando o tempo de vida útil do compressor.

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
  • Para manter a temperatura pretendida, mantenha as portas e as janelas de sua casa fechadas e nas estações quentes reduza a transferência de calor do Sol, fechando cortinas e persianas;
  • Limpar ou substituir os filtros periodicamente. A sujidade acumulada dificulta a passagem do ar, forçando o sistema, o que desgasta o equipamento e provoca um aumento do consumo de energia, além dos efeitos prejudiciais para a saúde;
  • Desligar o aparelho quando o espaço se encontrar desocupado;
  • Opte por contratos de manutenção com empresas especializadas para assegurar que o equipamento funciona corretamente e prolongar o seu tempo de vida útil.
< Voltar aos Serviços