PRODUÇÃO DESCENTRALIZADA DE ENERGIA
Produção descentralizada de energia
Energia Fotovoltaica
O processo de conversão da energia solar em energia elétrica é designado por efeito fotovoltaico, e utiliza células fotovoltaicas, fabricadas normalmente através de silício ou outro material semicondutor. A energia pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, no entanto quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
A eletricidade é gerada pelas células em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias. Em sistemas conectados à rede elétrica, a energia gerada precisa de ser transformada em corrente alterna, usando para isso um equipamento designado de inversor. A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica são utilizados há mais de 30 anos.
Os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados unicamente para venda à rede pública de eletricidade, para funcionar de forma independente (instalações isoladas/offgrid) ou para utilização nas horas de consumo e venda à rede pública nas horas onde não existe consumo. De grosso modo, o sistema fotovoltaico é composto pelos seguintes elementos:
- Módulo fotovoltaico (composto por várias células solares);
- Inversor solar;
- Sistemas de fixação dos módulos;
- Banco de baterias para sistemas isolados;
Um sistema fotovoltaico pode ser instalado em telhados planos ou inclinados, fachadas de edifícios, espaços abertos, etc. Em Portugal, para que uma unidade solar tenha um ótimo rendimento, é importante que a instalação seja virada a sul e o ângulo de inclinação de, aproximadamente, 30 graus.
Energia eólica
Para a transformação da energia do vento em eletricidade é normalmente utilizado um aerogerador, que converte a energia cinética do vento em energia química - energia elétrica. Existem dois tipos básicos de geradores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal.
A Offgrid disponibiliza uma gama de equipamentos de baixa potência, possibilitando instalações de torres até 12 metros e potências instaladas até 5kW por aerogerador.
Biomassa
O processo de Gaseificação é realizado numa atmosfera pobre em oxigénio, onde se converte a Biomassa, através da pirólise e combustão de biomassa, em gás. Este gás pode ser usado em motores ou micro-turbinas, que possuem um alternador acopulado, responsável pela produção de energia elétrica. Através da água para arrefecimento do motor e dos gases de escape, é possível aproveitar a energia térmica deste, usando para isso um permutador de calor. A opção por turbina afirma-se como uma tecnologia inovadora, uma vez que não existe liquido de refrigeração nem óleo de lubrificação, é também uma solução que emite menores quantidades de gases com efeito de estufa.
Para a instalação de unidades de produção de eletricidade é necessário respeitar as normas legais em vigor, dispostas no Decreto-Lei 153/2014 de 20 de Outubro.
Consulte-nos para soluções à medida das suas necessidades.
< Voltar aos Serviços